C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Palestra: Transformax


CEEPA, 05 de Junho de 2013 - Colégio promove a palestra sobre o trator multifuncional Transformax. Uma inovação à Agricultura criado na propriedade da família Forastiere, em Engenheiro Beltrão-PR. O trator viabiliza o melhor aproveitamento de um veículo convencional, transformando-o em uma máquina que realiza diferentes funções.
 

De acordo com Paulo Forastiere, o trator engloba várias funções que seriam desenvolvidas por diversos tratores. Entre essas funções, estão a balança dianteira, pulverizador, calcareadoura, carreta para o transporte, entre outras.
O Transformax, como é conhecido, foi criado e construído para oferecer uma nova opção de maquinários super equipados, com várias funções em um mesmo equipamento. A novidade é que o produtor pode reaproveitar seus maquinários antigos, e em grande quantidade, transformando os mesmos equipamentos de 5 funções em 1. Toda essa adaptação é realizada na fazenda São Domingos, onde funciona a fábrica da família, no município de Engenheiro Beltrão.

Os alunos aprovaram os benefícios com o manuseamento do maquinário, a troca das funções equipadas na parte traseira do trator. Elas são adaptadas para o operador e possibilitam fazer a sua troca individualmente, sem necessitar do auxílio de outras pessoas. “Acredito que essa inovação é importante por ser acessível a pequenos e médios agricultores, pois auxilia na mão-de-obra da produção. Assim, eles crescem cada vez mais e temos também a prevenção do êxodo rural. Acho muito importante essa reutilização da maioria dos maquinários já existentes nas propriedades”, afirmou o aluno Paulo de Jesus Pinto.

O Transformax é diferenciado dos outros maquinários, e implementos agrícolas, pois não apresenta a dificuldade de se trabalhar em terrenos declivosos. A produção, juntamente com os equipamentos fornecidos pelo proprietário, viabiliza o preço final do produto.

O palestrante apresentou o maquinário como um meio viável para o pequeno e médio produtor dinamizar sua lavoura com baixo custo. A palestra, segundo a aluna Natanaely Pereira do Nascimento, “não teve fins lucrativos, mas o objetivo de nos mostrar que é possível acrescentar atividades extras na propriedade. Isso irá gerar um aumento de renda e de empregos, além do benefício que é trazido ao produtor com o aproveitamento de um maquinário já existente”.


Para o corpo docente do Colégio, a palestra teve resultados positivos. De acordo com o professor Sergio Izelli, uma palestra como essa serve para trazer aos alunos diferentes opções de trabalho no setor agropecuário. “Eles poderão trabalhar, por exemplo, nesse seguimento tanto no setor de comercialização do produto quanto no desenvolvimento de ideias para facilitar a vida dos produtores”, disse o professor à redação de Folha.

Para ver mais fotos, Clique Aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário