C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Formação Profissional



Diversas palestras têm sido realizadas ao longo do ano, visando ao desenvolvimento profissional dos nossos futuros técnicos agropecuários. Na reportagem a seguir, escrita por um aluno do 3º Ano, a FOLHA aborda um desses momentos de importante formação para o Colégio Agrícola.

BRACHIARIA RUZIZIENSIS
Sandro Zanella Castelli – 3º A

No dia 28 de maio de 2013, terça-feira, os alunos dos segundos e terceiros anos assistiram a uma palestra feita pelo Engenheiro Agrônomo Alvimar Vergílio Castelli sobre a Brachiaria ruziziensis. A palestra teve início às 19 horas.

O assunto, que interessou muito os alunos, foi as vantagens físicas, químicas, biológicas e ambientais da Brachiaria como cobertura de solo, alimento para microorganismos, pastagem para bovinos e condicionadora da melhoria da estrutura do solo, evitando erosões.

A Brachiaria Ruziziensis, é uma planta originária da África. Ela está relacionada com a Brachiaria Decumbens, da qual difere por ser de porte maior. Conforme exposto na palestra, essa espécie emana odor parecido com o do capim gordura, sendo palatáveis aos animais. 

Uma característica dela é não apresentar toxidade. Também não tolera a geada e o fogo frequente. Cresce em vários tipos de solos, desde os mais arenosos até os argilosos, porém requer boa drenagem e média fertilidade. É um capim ideal para competir com plantas invasoras. Sua floração é tardia e sua inflorescência se distingue da Decumbens porque a gluma inferior se encontra distante do resto da espigueta. As folhas são largas, com pilosidade, e de cor verde pálida.

Para ver mais fotos, Clique Aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário