C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

quarta-feira, 26 de março de 2014

300 é o assunto do momento no CEEPA



300 é o assunto do momento no CEEPA
Alunos, acompanhados por professores e equipe pedagógica, foram ao Cinemax na última terça-feira – 18/03 – para prestigiar o filme 300 – A ascensão do Império, parte 2. Segundo relatos dos professores e alunos, esta foi a primeira vez que muitos deles estiveram prestigiando uma sala de cinema.


            As aulas de história sobre a Grécia antiga ganharam um estímulo a mais, desde o lançamento do filme 300 – A Ascensão do Império. É que o filme trata justamente de um assunto que os alunos do 1° ano do curso técnico agrícola vêm estudando em sala de aula. Lançado no último dia 09 de março, nos Estados Unidos, o filme épico está em cartaz nos cinemas brasileiros e foi assistido na tarde da última terça-feira pelos alunos. Cerca de 150 estudantes dos 1º e 2º anos lotaram a sala do Cinemax, em Campo Mourão, para uma sessão especial, com direito a pipoca e refrigerante.
            A ideia de levar os alunos do CEEPA ao cinema para assistir ao filme teve um duplo objetivo, segundo o professor Edson Moreira Guimarães Neto. “O primeiro e mais óbvio, como entretenimento, oportunizando vários dos alunos a frequentarem uma sala de cinema pela primeira vez em suas vidas; o segundo e mais importante para nós enquanto educadores: utilizar a projeção como instrumento didático-pedagógico”.  O professor, responsável pelas disciplinas de História e Sociologia do Colégio, conta que a história do filme se desenrola no contexto das Guerras Greco-Pérsicas (ou Médicas), na Grécia Clássica (século V a.C.), apresentando uma série de questões que são trabalhadas no programa das disciplinas de História e Filosofia, como a organização políade, a cidadania grega (opondo liberdade e escravidão), assim como a democracia ateniense (a primeira de que se tem conhecimento).
            “Foi muito bom, porque estamos estudando sobre a Grécia antiga e acredito que iremos entender melhor a formação do império grego a partir dessa experiência” disse o aluno Marcos Vinicius Martins, do 1º ano A.  Os alunos puderam verificar uma série de conteúdos vistos de forma abstrata na sala de aula sendo colocados em prática, o que, para o Colégio, facilita a fixação da aprendizagem. “Isso acontece, inclusive, quando eles observam nas licenças poéticas do diretor do filme algumas informações e adaptações que não correspondem àquilo que eles já viram em sala de aula”, comenta o professor Edson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário