C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola



PROGRAMA BRIGADA ESCOLAR: DEFESA CIVIL NA ESCOLA





Alunos do internato fazem treinamento para a evacuação do Colégio. Aprendem dicas de como proceder em caso de emergência e prevenção de incêndios


08/04/2013 - Uma importante ação de prevenção e conscientização em torno da segurança em casos de emergência foi feita na data de hoje no CEEPA. Os alunos do internato participaram de uma palestra informativa sobre prevenção de incêndios e tomaram conhecimento do Projeto Defesa Civil na escola e Brigadas Escolares. Além disso, realizaram a simulação de um plano de evacuação do internato.

A ação foi coordenada por Edemilson Gepiak da Cruz, profissional da educação que é responsável pela biblioteca do Colégio. Ele participou do curso "Brigada escolar - Defesa Civil na escola" nos dias 25 e 26 de março. O curso teve como objetivo promover treinamentos de evacuação das escolas em casos de emergência, como incêndios, vazamentos de gás, explosões, abalos sísmicos, entre outras situações que o diretor da escola achar necessário.

De acordo com Cléo Cesar Camilotto, diretor geral do Colégio Agrícola, o Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, e adequar as edificações escolares às normas de prevenção contra incêndio e pânico. “Acreditamos que essa ação será bastante positiva e tem como principal objetivo garantir a segurança dos nossos alunos”.



Inicialmente, os participantes assistiram a um vídeo explicativo sobre o processo de formação de um incêndio. Conforme visto no vídeo, em menos de três minutos uma sala de estar pode ser totalmente incendiada. Após uma explicação geral, o palestrante explicou como seria realizado o plano de retirada dos alunos das dependências do internato naquele momento. Também passou um vídeo explicativo onde os alunos puderam ver pessoas de outra escola simulando a evacuação de um estabelecimento escolar. Feitas essas explicações, seguiu-se a entrada dos internos em seus respectivos quartos e a preparação para a retirada, que durou cerca de 50 segundos.

Embora muitos alunos achem inusitado realizar uma ação como essa, o bibliotecário procurou conscientiza-los da importância e seriedade do projeto. Segundo Edemilson, "os alunos não podem ser pegos de surpresa em uma situação de risco, portanto, o repasse dessas informações pode fazer a diferença. Todo o cuidado é importante para salvar vidas em um caso real de emergência".

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Você sabia?
Veja, abaixo, todos os passos que devem ser tomados em um plano de abandono de local, em caso de emergência.


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Todos devem levar apenas carteira, documentos e celular. Devem, também, cruzar os braços para evitar tombar em objetos e em outras pessoas. Alunos com braços descruzados são um sinal de que algo errado está acontecendo (por excesso de pânico) e podem requerer uma atitude por parte dos monitores.

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Para a saída das salas de aula, os professores precisam estar com a chamada feita e devem levar o livro de chamadas junto consigo no trajeto. Após organizar a turma, devem também colocar os alunos em fila indiana (ainda dentro da sala de aula); permanecer na porta, mantendo contato com o responsável pelo corredor e, após certificar-se de que todos os alunos já se retiraram, deve fechar a porta e fazer um risco na diagonal, indicando que não há mais ninguém na sala.

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O trajeto deve ser organizado em fila e próximo às paredes. Chegando ao ponto de encontro, as turmas devem se organizar em filas e sentar-se. Os professores, então, devem conferir novamente se todos os alunos estão no local. Nesse momento, qualquer alteração deve ser passada ao responsável (diretor) para informar as equipes de resgate (bombeiros).

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