C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ALUNOS DOS SEGUNDOS ANOS DERAM “SHOW” NAS APRESENTAÇÕES DE PROJETOS

Os alunos e alunas dos 2º anos do Colégio Agrícola de Campo Mourão expuseram, na data de 18 de novembro, os seus trabalhos de estágio em forma de projetos, realizado no Colégio em 2015. As apresentações ocorreram no formato “Dia de Campo”, no qual os estudantes de outros anos se dividiram em equipes para assistir às quinze apresentações, que aconteciam ao mesmo tempo em parcelas montadas ao redor do prédio escolar. Cada aluno teve, como orientador de estágio, um professor da Área técnica que o acompanhou em todo o processo, desde a pesquisa teórica até a elaboração do projeto. Além do professor orientador, outros professores da instituição de ensino e também alguns profissionais liberais tiveram uma participação efetiva nos estágios, oferecendo sugestões, dicas, e acompanhando os estudantes no desenvolvimento de seus trabalhos.

Os alunos palestrantes tiveram 15 minutos para expor os seus trabalhos e também responderam às perguntas de professores e alunos dos primeiros e terceiros anos, que estavam lá para prestigiar os seus pares. Na avaliação da direção, os projetos surpreenderam pela profundidade nas pesquisas, e pela dedicação dos alunos na realização desta etapa do curso.

Galinheiro móvel e paisagismo


Desenvolvido para ser uma alternativa para pequenos produtores, o galinheiro móvel foi construído por alunos interessados na produção de aves com maior qualidade, uma vez que, nesse sistema, elas são criadas mais soltas, podem ciscar e se alimentar de grama. Essa forma de produção oferece menos estresse para as aves e menor custo de produção para os produtores, explicou um dos alunos. 


Ao lado dessa exposição, era demonstrado o jardim vertical, construído no pavilhão superior. Segundo os idealizadores do projeto, esse jardim pode trazer um custo benefício muito grande, pois ajuda a minimizar os impactos da poluição sonora (em especial nas grandes cidades) e favorece um ambiente mais agradável, além de outros benefícios.

Captação de Água



Dois projetos de estágio tiveram como foco a economia de água, com a captação de água das chuvas. No primeiro, as alunas tinham como objetivo a utilização da água na limpeza do colégio. No segundo, os alunos estruturaram a captação de água para irrigar a produção de café da instituição de ensino. Trata-se de um sistema no qual canos de PVC são acoplados às calhas já existentes no telhado, uma delas com cerca de 25 metros quadrados. O encanamento é feito junto a uma caixa d’água de mil litros, que capta a água, após esta passar por um sistema de filtragem. Segundo os proponentes, esse projeto pode trazer inúmeros benefícios tanto econômicos quanto ambientais.


Hidroponia em bambu e produção de ervas medicinais


Foi bastante elogiado o projeto que permitiu a produção de 124 lindos pés de alface em um sistema de hidroponia construído a partir de bambus. Os alunos tiveram que pesquisar todo o funcionamento desse sistema, desde a montagem da estufa que abrigou as plantas, os nutrientes necessários para o desenvolvimento das mesmas, além dos cálculos envolvendo o espaçamento das hortaliças e outras informações.


A alguns metros da estufa com as plantas hidropônicas, ficava uma horta de vinte metros quadrados com a plantação de hortelã, losna, lavanda e outras ervas medicinais e aromáticas. Os idealizadores do projeto foram a fundo na pesquisa sobre os efeitos positivos das ervas medicinais para a saúde e bem estar das pessoas, além de analisar todo o processo de plantio, desde a preparação do solo até a irrigação e adubação, chegando às possibilidades de comercialização do produto.

Piscicultura 


Durante o ano 2015, cerca de 75 tilápias foram cultivadas no CEEPA, mostrando ser esta uma atividade possível para pequenos e médios produtores. Os alunos pesquisaram todas as condições necessárias para o desenvolvimento dos peixes, desde a construção da área onde foram colocados, até informações acerca da alimentação e temperatura correta da água, além de detalhes sobre a comercialização.

Chorume e Biofertilizante


Os alunos do curso técnico agropecuário adquirem conhecimento a respeito de diversas formas de adubação do solo, sendo esse um conteúdo importante do curso. Um dos trabalhos de estágio envolveu a produção de hortaliças a partir da adubação do solo com aplicação de chorume, um líquido produzido a partir da compostagem de matéria orgânica. Outra equipe decidiu testar a construção um sistema de fermentação de esterco animal e água, processo que permitiu a fabricação de um poderoso biofertilizante. A explicação da equipe sobre o processo surpreendeu os presentes com informações desde os processos químicos envolvendo a decomposição dos dejetos até a aplicação prática do biofertilizante e sua importância para uma produção agrícola mais sustentável.



Compostagem e Minhocário


Percorrendo as parcelas nas quais eram demonstrados os trabalhos de estágio, encontramos mais dois experimentos na área de adubação. No primeiro, os alunos trabalharam com a compostagem de alimentos provenientes do refeitório. No segundo, outro grupo de alunos se dedicou na produção de húmus a partir do trabalho das minhocas. De acordo com a explicação dos palestrantes, um minhocário ideal reúne cerca de 1200 minhocas, as quais se localizam em um espaço de aproximadamente um metro quadrado.





Produção de palmito e simulador de erosão

Dentro de alguns anos, o Colégio Agrícola de Campo Mourão será destaque na produção do palmito juçara. É que uma das equipes de estagiários resolveu pesquisar e realizar o plantio dessa cultura no colégio. Os estudantes analisaram os benefícios da produção e a legislação vigente a respeito da comercialização do produto. Também realizaram a plantação em três locais diferentes, a fim de comparar os resultados e ver a melhor forma de cultivo. Segundo eles, este é um palmito que se encontra em extinção no Paraná, tamanha a importância da sua produção.


Marcando presença na exposição dos trabalhos de estágio, o projeto do simulador de erosão trouxe aos participantes informações importantes sobre a preservação do solo e a prevenção de lixiviação (quando a água da chuva leva embora os nutrientes), o assoreamento de rios e outros problemas semelhantes.


Avicultura e Produção de orquídeas in vitro

A produção de aves de corte vem crescendo cada vez mais no Brasil, e em nossa região. O tema foi abordado em uma das apresentações de estágio, nas quais os alunos demonstraram como procederam para aumentar e melhorar a produção e qualidade do frango cultivado no CEEPA de Campo Mourão.



Para coroar o evento, uma das apresentações trazia o experimento de quatro alunas com a produção de orquídeas in vitro. O projeto foi trazido ao Colégio pelo engenheiro agrônomo Sérgio Izelli em 2014 e, desde aquele ano, vem acontecendo com grande êxito, sendo que mais de vinte mudas já foram produzidas na instituição de ensino.



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