C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ações Marcam a Semana de Prevenção à Violência no CEEPA


AÇÕES MARCAM A SEMANA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NO CEEPA


Importantes ações voltadas à prevenção da Violência vêm sendo realizadas no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Entre elas, debates com os alunos e produção de textos e cartazes despertaram a reflexão e a conscientização sobre esse tema.




Debates - Na aula de Língua Portuguesa, o gênero debate foi utilizado como ferramenta para introduzir o assunto da violência e motivar os alunos a dar sua opinião, desenvolvendo a argumentação e o senso crítico. Primeiramente, foi feito um levantamento das principais formas de violência presentes na sociedade, como exploração sexual, violência à mulher, discriminação, racismo, bullying, entre outras. Pelas regras do debate, cada grupo de alunos deveria escolher um dos tipos de violência e fazer uma breve análise do mesmo, preparando uma exposição para ser feita a toda a classe.
Para esse momento, dividiu-se as turmas em dois grupos. Cada grupo deveria selecionar um membro para apresentar um parecer do assunto discutido aos demais colegas. Cada apresentação foi cronometrada em dois minutos. Em seguida, os grupos organizaram o “rebate”, ou seja, tiveram um tempo de preparação para a réplica. Nessa parte do debate eles poderiam concordar, discordar ou acrescentar alguma informação à exposição feita anteriormente.

Cartazes – Para marcar a semana, também foram produzidos cartazes contendo diversos temas relacionados à violência. Por meio da pesquisa, os alunos perceberam que a violência pode ser encontrada em diversos setores, como no caso dos esportes, no meio ambiente, em meio aos animais, e, é claro, sem deixar de mencionar tipos de violência encontrados do meio familiar, como o caso da violência contra as mulheres.








Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - De acordo com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o dia 18 de Maio vem sendo promovido como o dia Nacional da conscientização em torno desse importante tema, que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo, segundo dados pesquisas recentes. A data marca um triste episódio ocorrido há cerca de 40 anos atrás. Uma criança de 8 anos chamada Araceli Cabrera Sanches, foi covardemente drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Ainda segundo o site do Comitê, muita gente acompanhou o desenrolar do caso, porém sem que houvesse denuncias necessárias para promover a prisão dos envolvidos no crime. Em 2010, foi criada a Lei  9.970, que no seu artigo primeiro, institui o Dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Para ter acesso a maiores informações sobre essa data, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário