C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

II CICLO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO COLÉGIO AGRÍCOLA - EXPECTATIVAS SUPERADAS


Aconteceu nos dias 29 e 30 de Outubro o II Ciclo de Estudos Interdisciplinares do Colégio Agrícola de Campo Mourão. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Integrado e contou com a presença de mais de 100 alunos, representando as três turmas do curso técnico agropecuário, juntamente com professores, direção, equipe pedagógica, autoridades e convidados ligados à educação e pesquisa. Na avaliação dos organizadores, o II Ciclo de Estudos foi um sucesso e superou todas as expectativas.

        A cerimônia de abertura ocorreu às 8h30min do dia 29 e contou com a presença marcante de diversas autoridades ligadas à educação, de um modo geral. Estavam presentes a professora Fabiola Araujo, responsável pela educação básica do NRE de Campo Mourão, e Sonia Senger, responsável pela educação profissional do NRE de Campo Mourão. As professoras foram recepcionadas pelo diretor geral do Colégio Agrícola, Cléo Cesar Camilotto. Também fizeram parte da mesa diretiva o coordenador do Curso de Agronomia da Faculdade Integrado, Roberto Guarido; Eliane Menezes, representante da Secretaria Municipal de Ensino; Douglas Fernando Blanco, professor mestrando de Filosofia e orientador de Iniciação Científica do Colégio Agrícola; e Edson Moreira Guimarães Neto, professor doutorando de História e orientador de Iniciação Científica do Colégio.

        Durante os dois dias do evento, o Núcleo Regional de Campo Mourão prestigiou e apoiou integralmente todas as atividades, sempre com o acompanhamento de seus representantes. A abertura dos trabalhos iniciou-se com a palestra da Professora Doutora em Agronomia da Faculdade Integrado, que discorreu sobre o tema: Manejo do Mofo Branco. Após ser bastante aplaudida, a professora respondeu a diversas perguntas dos presentes, que mostraram um grande interesse no assunto abordado. Na sequência, deu-se início ao estudo com debates e mesas redondas, conforme programação que se encontra abaixo.



        “Ressaltamos a importância desse acontecimento para a instituição, bem como para todos os alunos que apresentaram seus trabalhos científicos”, disse o diretor pedagógico e coordenador do evento, Amarildo Afonso. Além dele, diversos professores elogiaram as apresentações dos estudantes, que surpreenderam a todos com o grande conhecimento demonstrado na explicação de cada trabalho. Ao término das comunicações, os mesmos eram sabatinados pelos colegas, com perguntas pertinentes ao assunto apresentado. “Senti que a plateia assistia atenta a todas as comunicações, procurando retirar o melhor de cada tema apresentado”, disse o aluno Anderton Damasceno à FOLHA. Em uma rede social, o professor Douglas Fernando Blanco fez um balanço positivo do II Ciclo de Estudos Interdisciplinares. Em sua mensagem, ele agradeceu a todos os participantes, afirmando que seus orientados “deram um show”. Segundo o professor Edson Moreira Guimarães Neto, neste ano os trabalhos superaram todas as expectativas. “Fizemos o I Ciclo de Estudos Interdisciplinares aqui mesmo no Colégio, em 2012, com a participação de duas turmas. Em 2013, a ideia foi expandir para um número maior de alunos, em um espaço apropriado”. O professor conta que foram muitas as dificuldades para se fazer a realização tanto do primeiro quanto do segundo Ciclo de Estudos Interdisciplinares. Com o apoio da direção do Colégio, e neste ano com o apoio da faculdade Integrado de Campo Mourão, o evento pôde acontecer e a expectativa é que no próximo ano seja prestigiado por todas as turmas da instituição de ensino.



        Iniciado em 2012, o  Programa de Iniciação Científica Júnior do C.E.E.P. Agrícola de Campo Mourão é uma iniciativa própria dos professores Edson Moreira Guimarães Neto, Douglas Fernando Blanco e Vitória Regina Takeuchi, respectivamente das áreas de História, Filosofia e Veterinária, junto à equipe pedagógica e à direção do Centro de Ensino. De forma pioneira, os professores acima iniciaram as ações do projeto, mesmo não tendo ligação com universidades, o que o diferencia de outros colégios da rede estadual do Paraná.
       
        Segundo os idealizadores, a iniciativa teve por objetivo descobrir alunos pesquisadores e despertar vocações científicas, além de incentivar talentos em potencial. Dessa forma, poder propiciar aos estudantes a aprendizagem de técnicas e métodos científicos que desenvolvam e estimulem o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade de cada um, possibilitando, assim, um maior envolvimento dos mesmos nas questões que se relacionam com o desenvolvimento da ciência em nosso país. Por ser um projeto recente, iniciado no primeiro semestre de 2012, o programa ainda tem algumas deficiências, como a impossibilidade de oferecer uma bolsa aos alunos pesquisadores ou remuneração aos professores orientadores. Por outro lado, podemos observar que o conjunto das qualidades supera facilmente as dificuldades comuns a todas as empreitadas que se encontram em estágio inicial.


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