C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Palestra: Transformax


CEEPA, 05 de Junho de 2013 - Colégio promove a palestra sobre o trator multifuncional Transformax. Uma inovação à Agricultura criado na propriedade da família Forastiere, em Engenheiro Beltrão-PR. O trator viabiliza o melhor aproveitamento de um veículo convencional, transformando-o em uma máquina que realiza diferentes funções.
 

De acordo com Paulo Forastiere, o trator engloba várias funções que seriam desenvolvidas por diversos tratores. Entre essas funções, estão a balança dianteira, pulverizador, calcareadoura, carreta para o transporte, entre outras.
O Transformax, como é conhecido, foi criado e construído para oferecer uma nova opção de maquinários super equipados, com várias funções em um mesmo equipamento. A novidade é que o produtor pode reaproveitar seus maquinários antigos, e em grande quantidade, transformando os mesmos equipamentos de 5 funções em 1. Toda essa adaptação é realizada na fazenda São Domingos, onde funciona a fábrica da família, no município de Engenheiro Beltrão.

Os alunos aprovaram os benefícios com o manuseamento do maquinário, a troca das funções equipadas na parte traseira do trator. Elas são adaptadas para o operador e possibilitam fazer a sua troca individualmente, sem necessitar do auxílio de outras pessoas. “Acredito que essa inovação é importante por ser acessível a pequenos e médios agricultores, pois auxilia na mão-de-obra da produção. Assim, eles crescem cada vez mais e temos também a prevenção do êxodo rural. Acho muito importante essa reutilização da maioria dos maquinários já existentes nas propriedades”, afirmou o aluno Paulo de Jesus Pinto.

O Transformax é diferenciado dos outros maquinários, e implementos agrícolas, pois não apresenta a dificuldade de se trabalhar em terrenos declivosos. A produção, juntamente com os equipamentos fornecidos pelo proprietário, viabiliza o preço final do produto.

O palestrante apresentou o maquinário como um meio viável para o pequeno e médio produtor dinamizar sua lavoura com baixo custo. A palestra, segundo a aluna Natanaely Pereira do Nascimento, “não teve fins lucrativos, mas o objetivo de nos mostrar que é possível acrescentar atividades extras na propriedade. Isso irá gerar um aumento de renda e de empregos, além do benefício que é trazido ao produtor com o aproveitamento de um maquinário já existente”.


Para o corpo docente do Colégio, a palestra teve resultados positivos. De acordo com o professor Sergio Izelli, uma palestra como essa serve para trazer aos alunos diferentes opções de trabalho no setor agropecuário. “Eles poderão trabalhar, por exemplo, nesse seguimento tanto no setor de comercialização do produto quanto no desenvolvimento de ideias para facilitar a vida dos produtores”, disse o professor à redação de Folha.

Para ver mais fotos, Clique Aqui!!!

Formação Profissional



Diversas palestras têm sido realizadas ao longo do ano, visando ao desenvolvimento profissional dos nossos futuros técnicos agropecuários. Na reportagem a seguir, escrita por um aluno do 3º Ano, a FOLHA aborda um desses momentos de importante formação para o Colégio Agrícola.

BRACHIARIA RUZIZIENSIS
Sandro Zanella Castelli – 3º A

No dia 28 de maio de 2013, terça-feira, os alunos dos segundos e terceiros anos assistiram a uma palestra feita pelo Engenheiro Agrônomo Alvimar Vergílio Castelli sobre a Brachiaria ruziziensis. A palestra teve início às 19 horas.

O assunto, que interessou muito os alunos, foi as vantagens físicas, químicas, biológicas e ambientais da Brachiaria como cobertura de solo, alimento para microorganismos, pastagem para bovinos e condicionadora da melhoria da estrutura do solo, evitando erosões.

A Brachiaria Ruziziensis, é uma planta originária da África. Ela está relacionada com a Brachiaria Decumbens, da qual difere por ser de porte maior. Conforme exposto na palestra, essa espécie emana odor parecido com o do capim gordura, sendo palatáveis aos animais. 

Uma característica dela é não apresentar toxidade. Também não tolera a geada e o fogo frequente. Cresce em vários tipos de solos, desde os mais arenosos até os argilosos, porém requer boa drenagem e média fertilidade. É um capim ideal para competir com plantas invasoras. Sua floração é tardia e sua inflorescência se distingue da Decumbens porque a gluma inferior se encontra distante do resto da espigueta. As folhas são largas, com pilosidade, e de cor verde pálida.

Para ver mais fotos, Clique Aqui!!!

DIA DO DESAFIO TEVE UMA BOA REPERCUSSÃO NO CEEPA


Alunos, professores, equipe pedagógica, direção e funcionários. Todos reunidos em uma ação que culminou em um imenso abraço à quadra do Colégio
 


Na data 29 de Maio, uma manhã de quarta feira, os alunos do Colégio se uniram à população mundial para participar do Dia do Desafio, evento realizado em escolas, hospitais, empresas e diversas entidades. Considerado um meio de estimular a população a praticar o exercício físico, também serve como um empurrãozinho para que a prática de exercícios seja mais efetiva.
Natanaelly Pereira do Nascimento – 3º A

Todo o corpo docente e discente do CEEPA se mobilizou em torno do dia do Desafio. Evento promovido pelo SESC, tem repercussão mundial e todos os anos mobiliza uma competição entre as cidades. Conforme disse o professor Amarildo Afonso, Campo Mourão tem sempre vencido as competições ao longo dos anos, e neste ano não será diferente.
Na quarta aula, após o intervalo da manhã, os professores fizeram a chamada e se dirigiram com as turmas para o campo de futebol. Lá, se encontrava a direção e os funcionários dos diversos setores do Colégio. Primeiramente, fizeram um alongamento, sob a orientação do professor Emerson Davi Michels, professor de Educação Física. Em seguida, foi formada uma fila e os participantes deram três voltas ao redor do território que compreende a quadra e o campo de futebol, terminando com um círculo em volta do local.
 Na opinião do professor Emerson Davi Michels, o evento vem promover uma conscientização a respeito da importância de se fazer exercícios físicos. Segundo ele, a maioria das doenças que aflige a população nos dias atuais poderia ser prevenida através do hábito da atividade física.

OPINIÃO
O Dia do Desafio, relizado no mundo inteiro, serve para as pessoas praticarem exercícios. Ficamos muito parados e – em muitos casos – até doentes, por conta do sedentarismo. Sendo assim, o dia do desafio foi feito no Colégio para incentivar os alunos a se exercitar. O que também é feito em empresas, escolas, hospitais e outros ambientes.
Lucas Lira Ponte – 1º C

O Dia do Desafio é uma atividade mundial, realizada em todos os locais aonde existe um grupo de pessoas preocupadas com a saúde e o bem estar. Seja em uma empresa, em escolas, e diversos locais onde há aglomeração de pessoas na última quarta feira do mês de Maio. O intuito é fazer com que todos se movimentem. Então, podemos dizer que o nosso dia do desafio foi muito bom.
Jefferson Raffael dos Santos – 3º A

Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI!!!