C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Feliz Natal!



2013 marcou o lançamento do jornal Folha Agrícola, um veículo de comunicação do CEEPA de Campo Mourão, e parte do projeto “Leitura e Literatura”, coordenado  neste ano pelo professor Renato do Carmo Nascimento. Aproveitamos este espaço para publicar algumas mensagens dos alunos, que, em meio às provas, paralelas e trabalhos, tiraram um “tempinho” para escrever algumas linhas, desejando um bom final de ano aos colegas, bem como aos novos alunos que iniciarão ano que vem.


“Em 2014, quero desejar aos calouros boa sorte e um bom ano, que venham ao Colégio com toda a sua força de vontade e não se deixem abater pelas dificuldades e obstáculos que possam encontrar pelo caminho.”
                                                                           Matheus Simon Gonçalves, 1º B



“Todos estão ansiosos para a chegada das férias, depois de um ano de muito estudo e dedicação. Merecemos alguns dias de férias junto a nossas famílias, para que, em 2014, possamos voltar com toda a dedicação possível. Este ano passou muito depressa. Conhecemos pessoas novas, que nos proporcionaram muita alegria. (…) Por isso, desejo a todos um feliz natal e um 2014 com muita riqueza, saúde e alegria.”
                                                                  João Arthur Raso, 2º A


No ano de 2013, compreendo, por meio de minhas próprias reflexões... e assumo que este ano mudou e marcou a minha vida, De fato. Me desenvolvi na intelectualidade, na pessoa que eu sou, em meus pensamentos e visão do âmbito que me rodeia. Porém, há algumas controvérsias e fatalidades que são um marco em minha vida.
Para os próximos que irão ingressar sua carreira no espetacular C.E.E.P.A, espero que tenham vontade, compromisso e foco da parte deles. Ao que cabe ao Agrícola é fornecer o melhor estudo possível, estimulando o desenvolvimento desses alunos para que continue a manter os padrões do colégio.
                                                                            João Souza, 1º B



Um ano para recordar... 2013 me trouxe muita alegria. Primeiro ano no Colégio Agricola, novas amizades, novos professores, enfim, tudo novo! E já está no fim. Mas nem dá para acreditar, pois passou tão rápido. Uma bagagem que eu guardarei para a vida toda, pois o Agrícola ofereceu o melhor ensino. Desejo a todos um natal e ano novo cheio de alegria e esperança. Para os calouros do ano que vem (que haja muita roça para eles carpirem:))  que Deus os ilumine!

                                                                           Ariely Putton, 1º B



E mais uma fase de nossa vida está se passando, a vida de calouro já se foi. Que venham mais dois anos que temos para construir. Feliz natal!
                                                                                     Amanda Marques Rufino, 1º B




Desejamos que todos tenham um natal abençoado, e que no ano de 2014 seus sonhos e desejos sejam realizados.

                                                                  Josiane de Oliveira da Luz, 1º A



                            “Alô calouros,
                             veteranos,
                             e bagaços,
           Pra vocês deixo um abraço.”

                                                        Pericles Costa Magalhães, 1º A



                                                       
                                                        “Feliz Natal!!
                                               O ano novo está vindo.
                                               um abraço a todos
                                               os agricolinos.”
                                                                            Ediel Henrique Pereira




                   “Digo-lhes calouros
                Não venham aqui ficar
                Se o seu objetivo for morgar.
                Pois aqui no Colégio
                Viemos para estudar
                (mas é claro que a folga temos que tirar).”
                                                                           Murilo Antonio Macieski, 1º B






Que o nascimento do Senhor Jesus não seja comemorado em um dia apenas, mas que traga uma paz constante e a certeza de vida eterna. Felicidades neste natal! E que no ano que se aproxima...
                                                                           Professor Antonio Pereira de Oliveira




Que todos os seus sonhos e objetivos se realizem no ano de 2014! Feliz natal. #HoHoHo
                                                                                     Maria Luiza Fernandes




Sabemos que todos tem seus desejos e necessidades. Talvez você não tenha realizado todos, mas outras chances virão. Ou, então, não é isso que você precisa. Ter esperança é necessário para que tenhamos motivos para querer continuar  e melhorar cada vez mais. Esse é o sentido do natal: a esperança de um mundo cada vez melhor.
                                                                 
Crislaine Pereira de Lima, 1º A

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Semana D – Prevenção contra a dengue


Iniciou hoje, 18 de novembro, a semana D de prevenção contra a dengue. Cartazes, folders, debates e produção de vídeo serão realizados pelos professores do Colégio, obedecendo ao calendário de atividades proposto pela Secretaria Estadual de Educação.  As ações vão até o dia 22 de novembro. No sábado, dia 23, será o dia D de prevenção contra a doença.

Por não haver ainda vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a maneira mais eficaz ainda é a prevenção da dengue, evitando o nascimento do mosquito vetor. Ações simples como preencher os pratinhos dos vasos de flor com areia lavada, acomodar o lixo em sacos plásticos e impedir o acesso de animais, além de ficar atento a caixas d água e outros  recipientes que possam conter água limpa parada são formas de impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito tem sido o vilão de vários casos acontecidos na região de Campo Mourão e, por esse motivo, a SEED, por meio do Núcleo Regional de Educação, tem feito um trabalho intensivo junto às escolas para conscientizar os estudantes em torno das ações de prevenção do problema.

28 Agricolinos realizam a prova do PAS UEM


Aconteceu no último domingo, 17 de novembro, a prova do PAS – Processo de Avaliação Seriada  - da Universidade Estadual de Maringá – UEM - . A prova foi aplicada em Maringá e em outras 15 cidades do Estado, com mais de 26 mil alunos inscritos. Desses, 28 eram alunos do Colégio Agrícola de Campo Mourão.


Na semana anterior ao teste, a instituição ofereceu oficina de redação aos alunos interessados, por meio do projeto Leitura e Literatura. Foram estudados os gêneros textuais que constavam no edital da prova, como o relato pessoal, carta e texto de opinião. “Não foi difícil fazer a redação, porém a prova foi bastante cansativa”, disse o aluno Matheus J. M. Da Silva. Na opinião do aluno Murilo Antonio Macieski, o grau de dificuldade maior foi o fato de as questões serem somatória. O aluno João Victor Silva de Souza fez a sua prova na FECILCAM, em Campo Mourão. Para ele, a prova estava em um nível razoável, sendo que a sua maior dificuldade foi em Literatura.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

II CICLO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO COLÉGIO AGRÍCOLA - EXPECTATIVAS SUPERADAS


Aconteceu nos dias 29 e 30 de Outubro o II Ciclo de Estudos Interdisciplinares do Colégio Agrícola de Campo Mourão. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Integrado e contou com a presença de mais de 100 alunos, representando as três turmas do curso técnico agropecuário, juntamente com professores, direção, equipe pedagógica, autoridades e convidados ligados à educação e pesquisa. Na avaliação dos organizadores, o II Ciclo de Estudos foi um sucesso e superou todas as expectativas.

        A cerimônia de abertura ocorreu às 8h30min do dia 29 e contou com a presença marcante de diversas autoridades ligadas à educação, de um modo geral. Estavam presentes a professora Fabiola Araujo, responsável pela educação básica do NRE de Campo Mourão, e Sonia Senger, responsável pela educação profissional do NRE de Campo Mourão. As professoras foram recepcionadas pelo diretor geral do Colégio Agrícola, Cléo Cesar Camilotto. Também fizeram parte da mesa diretiva o coordenador do Curso de Agronomia da Faculdade Integrado, Roberto Guarido; Eliane Menezes, representante da Secretaria Municipal de Ensino; Douglas Fernando Blanco, professor mestrando de Filosofia e orientador de Iniciação Científica do Colégio Agrícola; e Edson Moreira Guimarães Neto, professor doutorando de História e orientador de Iniciação Científica do Colégio.

        Durante os dois dias do evento, o Núcleo Regional de Campo Mourão prestigiou e apoiou integralmente todas as atividades, sempre com o acompanhamento de seus representantes. A abertura dos trabalhos iniciou-se com a palestra da Professora Doutora em Agronomia da Faculdade Integrado, que discorreu sobre o tema: Manejo do Mofo Branco. Após ser bastante aplaudida, a professora respondeu a diversas perguntas dos presentes, que mostraram um grande interesse no assunto abordado. Na sequência, deu-se início ao estudo com debates e mesas redondas, conforme programação que se encontra abaixo.



        “Ressaltamos a importância desse acontecimento para a instituição, bem como para todos os alunos que apresentaram seus trabalhos científicos”, disse o diretor pedagógico e coordenador do evento, Amarildo Afonso. Além dele, diversos professores elogiaram as apresentações dos estudantes, que surpreenderam a todos com o grande conhecimento demonstrado na explicação de cada trabalho. Ao término das comunicações, os mesmos eram sabatinados pelos colegas, com perguntas pertinentes ao assunto apresentado. “Senti que a plateia assistia atenta a todas as comunicações, procurando retirar o melhor de cada tema apresentado”, disse o aluno Anderton Damasceno à FOLHA. Em uma rede social, o professor Douglas Fernando Blanco fez um balanço positivo do II Ciclo de Estudos Interdisciplinares. Em sua mensagem, ele agradeceu a todos os participantes, afirmando que seus orientados “deram um show”. Segundo o professor Edson Moreira Guimarães Neto, neste ano os trabalhos superaram todas as expectativas. “Fizemos o I Ciclo de Estudos Interdisciplinares aqui mesmo no Colégio, em 2012, com a participação de duas turmas. Em 2013, a ideia foi expandir para um número maior de alunos, em um espaço apropriado”. O professor conta que foram muitas as dificuldades para se fazer a realização tanto do primeiro quanto do segundo Ciclo de Estudos Interdisciplinares. Com o apoio da direção do Colégio, e neste ano com o apoio da faculdade Integrado de Campo Mourão, o evento pôde acontecer e a expectativa é que no próximo ano seja prestigiado por todas as turmas da instituição de ensino.



        Iniciado em 2012, o  Programa de Iniciação Científica Júnior do C.E.E.P. Agrícola de Campo Mourão é uma iniciativa própria dos professores Edson Moreira Guimarães Neto, Douglas Fernando Blanco e Vitória Regina Takeuchi, respectivamente das áreas de História, Filosofia e Veterinária, junto à equipe pedagógica e à direção do Centro de Ensino. De forma pioneira, os professores acima iniciaram as ações do projeto, mesmo não tendo ligação com universidades, o que o diferencia de outros colégios da rede estadual do Paraná.
       
        Segundo os idealizadores, a iniciativa teve por objetivo descobrir alunos pesquisadores e despertar vocações científicas, além de incentivar talentos em potencial. Dessa forma, poder propiciar aos estudantes a aprendizagem de técnicas e métodos científicos que desenvolvam e estimulem o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade de cada um, possibilitando, assim, um maior envolvimento dos mesmos nas questões que se relacionam com o desenvolvimento da ciência em nosso país. Por ser um projeto recente, iniciado no primeiro semestre de 2012, o programa ainda tem algumas deficiências, como a impossibilidade de oferecer uma bolsa aos alunos pesquisadores ou remuneração aos professores orientadores. Por outro lado, podemos observar que o conjunto das qualidades supera facilmente as dificuldades comuns a todas as empreitadas que se encontram em estágio inicial.


Para ver a programação do evento, Clique Aqui!!!
Para ver mais fotos do evento, Clique Aqui!!!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Plantio direto de mandioca...

O texto abaixo foi produzido pelo aluno Gustavo Wenneck, do 3º A

A mandioca é uma cultura presente em grandes áreas no Estado do Paraná, segundo dados da Embrapa. O Estado é responsável por cerca de 64,5% da produção nacional. Essa cultura é destinada à produção de farinha de mandioca, fécula de mandioca, além de seu consumo em mesa.Segundo o Ministério da Agricultura, no ultimo ano foram plantados 170.716 ha, tornando-se cada vez mais comum e elevada sua produção. Em Campo Mourão, foram cultivados 14.000 ha na safra de 2011/2012, tendo produção média por ha de 18.135 kg, conforme dados da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento).

Entre as práticas que vem sendo adotadas na implantação dessa cultura está o plantio direto, que no caso de outras lavouras já vinha sendo utilizado há anos. Era comum, segundo relatos dos produtores, o plantio da raiz em terras que eram subsoladas e gradeadas. Dessa forma, a estrutura do solo ficava comprometida, provocando uma maior probabilidade de erosão do solo. Além disso, esse processo provoca uma maior degradação na matéria orgânica presente na terra, ou seja, as
desvantagens provocadas eram muitas, afetando de forma direta o desenvolvimento da planta. Com a ideia de plantio direto começou a se realizar o plantio da rama de mandioca, principalmente sobre a palha da aveia.


Entre as vantagens que esse modelo de plantio apresenta, está a diminuição na quantidade de ervas daninhas, a menor probabilidade de erosão do solo, uma maior quantidade de matéria na cobertura do solo, além de vários outros fatores que provocam um melhor desenvolvimento da planta.

CEEPA em Foz do Iguaçu



Aconteceu no início de Outubro o 1º Simpósio do Eixo Tecnológico Recursos Naturais: Gestão e Atualizações Pedagógicas. O evento reuniu colégios agrícolas de todo o Estado e também as casas familiares rurais - escolas nas quais os alunos ficam uma semana intensiva de estudos e duas semanas em casa. De Campo Mourão, foi um grupo de cinco pessoas, sendo duas pedagogas (Profª. Eva Aparecida Szczepanski, e Profª. Maria Aparecida Santos de Lima), um funcionário (Odenilson Rocha Soares), o coordenador de curso (Profº Sérgio Izelli) e a coordenadora de estágio (Profª. Silvana Valério).

Para a pedagoga Eva Aparecida Szczepanski, foram diversas as conferências e oficinas, que trouxeram importantes informações e troca de experiência entre os participantes. Segundo ela, o tema que mais lhe chamou a atenção foi a conferência sobre evasão dos alunos do Ensino Médio, ministrado por uma professora de Minas Gerais, com dois pós-doutoras na área.

CEEPA realiza plantio direto de mandioca




Pela primeira vez, o Colégio Agrícola de Campo Mourão realizou o plantio direto de mandioca. Segundo a diretora da UDP - Unidade Didático-produtiva, Adriana T. Fenerich, “a ação é inovadora, por se tratar de uma região em que o solo é argiloso”. A plantação abrange uma área de dois alqueires de terra, que estão sendo utilizados pela primeira vez para a cultura de mandioca como lavoura comercial.


Diversos produtores rurais da região ainda utilizam o plantio convencional de mandioca, processo no qual o solo é revolvido antes da colocação das manivas, ou ramas, como são popularmente conhecidas. Neste ano, graças ao trabalho interdisciplinar dos professores da área técnica, todos os estudantes do curso puderam acompanhar o processo, enriquecendo, assim, a sua experiência curricular.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ANO 2014

Alunos que estão finalizando o 9º Ano do Ensino Fundamental podem se inscrever até o dia 07 de Outubro para o Curso Técnico em Agropecuária do CEEPA de Campo Mourão


Até o próximo dia 07 de Outubro, estão abertas as pré inscrições para o curso técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Campo Mourão. Para se inscrever, os estudantes podem acessar o site do Colégio, clicar no link e preencher o formulário selecionado. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3523-5402 e no site  http://www.cpmcagricola.seed.pr.gov.br

O curso técnico agropecuário tem duração de três anos. É indicado para alunos concluintes do Ensino Fundamental, que gostam da agropecuária e desejam sair do Ensino Médio com uma profissão garantida. Muitos alunos que concluíram os estudos no Colégio Agrícola de Campo Mourão já estão trabalhando nas mais diversas áreas, em empresas do Paraná e de outros estados.
 

A partir do dia 02 de outubro, a direção da instituição irá iniciar as entrevistas com os pais e alunos que se inscreverem, a fim de fazer a seleção dos integrantes das novas turmas de 2014. No ano passado, cerca de 300 jovens fizeram a pré inscrição, que resultou na abertura de 03 novas turmas para o ano 2013.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

COLÉGIOS PARTICIPAM DE FÓRUM DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL




Na noite do último dia 11 de setembro,aconteceu no Colégio Estadual Marechal Rondon o Fórum de educação profissional. Todos os Colégios que ofertam ensino técnico marcaram presença para divulgação dos cursos oferecidos. As inscrições para a matrícula se iniciam já no mês de Setembro, e a expectativa é que diversos alunos de Campo Mourão e toda a região se inscrevam para uma das vagas no ensino técnico profissional.


O Colégio Agrícola participou do Fórum, levando a direção, coordenadores do curso, professores da área técnica e coordenadores de projetos extracurriculares. A professora Vitória Regina Takeuchi falou sobre o curso técnico agropecuário, com detalhes sobre a área em que o profissional atua após concluir os estudos, as diversas atividades realizadas, além de divulgar a estrutura física do Colégio. A coordenadora do curso também passou um vídeo institucional, onde os presentes puderam ver um pouco da história do Colégio, conhecer a rotina dos alunos e toda a infraestrutura da instituição.


Um dos diferenciais que o CEEPA oferece é o internato, local que serve de moradia para 74 alunos de outras localidades, com conforto e segurança. Os estudantes que utilizam o internato contam com uma estrutura completa, com seis refeições diárias, além de internet sem fio para a realização de seus trabalhos escolares, e vários projetos como leitura, fanfarra, futebol e palestras relacionadas à agropecuária.

Durante o fórum de educação profissional, os coordenadores de cada curso tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre as características do curso, o perfil profissional, quais as opções disponíveis no mercado de trabalho, etc. Um dos destaques da noite foi o testemunho do senhor Severino Cirilo da Silva. Com 69 anos, ele já concluiu dois cursos técnicos: o de segurança no trabalho e o de informática. Bem humorado, ele deu o seu testemunho durante o Fórum, transmitindo aos presentes a mensagem de que basta ter força de vontade e dedicação para se buscar novas oportunidades.


De acordo com informações do site da Secretaria de Educação do Paraná, duas são as modalidades em que os alunos podem estudar. Integral significa que os educandos irão ter, além do ensino técnico, todas as matérias do ensino médio. Dessa forma, estudantes que estão saindo do 9º Ano do Ensino Fundamental tem uma opção de estudar, além do Ensino Médio, a qualificação profissional em uma determinada área. 

Já a modalidade subsequente vem atender aos alunos que já cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e querem qualificação para atuar na área técnica. Nesse caso, a duração dos cursos é menor, cerca de dezoito meses.

Para ver as fotos, Clique Aqui!!!

Confira, abaixo, uma lista geral dos cursos divulgados no Fórum.


Técnico em Agropecuária
Oferecido gratuitamente pelo Centro de Educação Profissional Agrícola de Campo Mourão, o curso está na modalidade de Ensino Integrado e forma técnicos em agropecuária, em Nível Médio. A duração do curso é de três anos, em regime de internato ou semi-internato, em período integral (manhã e tarde). No sistema de internato o aluno permanece na instituição de ensino de segunda a sexta-feira, recebendo seis refeições diárias; no semi-internato o aluno permanece durante o dia, no período de aula, recebendo três refeições diárias. Para acessar o site do colégio da instituição: www.cpmcagricola.seed.pr.gov.br



Técnico em Segurança no Trabalho
Para quem quer ser um técnico em segurança no trabalho, o Colégio Estadual Marechal Rondon oferece o curso nas modalidades de ensino médio integrado, com duração de três anos, e subsequente, com duração de um ano e seis meses. Para maiores informações, basta acessar o site da instituição: www.cpmrondon.seed.pr.gov.br

Técnico em Enfermagem
Com duração de 02 anos, o curso capacita pessoas interessadas em trabalhar na área da saúde em diversas clínicas, hospitais como a Santa Casa, postos de saúde, e instituições ligadas ao setor. Antes mesmo de se formar, o aluno já pode ter um emprego garantido como técnico em enfermagem, devido à demanda por esse profissional. Maiores informações no site: www.cpmrondon.seed.pr.gov.br

Técnico em Informática
Acontece no Colégio Estadual Dom Bosco o curso técnico em Informática. De acordo com informações do site da instituição, o curso oferece diversas disciplinas como linguagem de programação, redes e sistemas operacionais,banco de dados, entre outras. Tudo para que o aluno conclua o curso podendo ingressar no mercado de trabalho como técnico de informática. Para maiores informações sobre o curso, é possível acessar http://www.cpmdombosco.seed.pr.gov.br e buscar informações no link de acesso.

Técnico em Atendente de Restaurantes e Bares
O curso está em funcionamento no Colégio Estadual Unidade Pólo, em Campo Mourão e é indicado a alunos que queiram trabalhar como garçom ou garçonete, abrir o seu próprio negócio, ou melhorar as técnicas de atendimento em buffets, restaurantes, bares e até mesmo em sua residência. O site do Colégio é www.cpmunidadepolo.seed.pr.gov.br

Técnico em cuidados com a pessoa idosa
As matrículas para o curso estão abertas no site do Colégio Estadual Marechal Rondon, em Campo Mourão.  A duração do curso é de apenas um ano e seis meses e capacita pessoas de diversas idades para trabalhar como verdadeiros assessores da pessoa idosa, cuidando de assuntos ligados à saúde e bem estar das pessoas acima de 60 anos. Os interessados em conhecer mais sobre o curso podem acessar: www.cpmrondon.seed.pr.gov.br

Técnico em Administração em Vendas
Para quem quer aproveitar as oportunidades nos mais diferentes setores do comercio, o curso técnico em vendas acontece no Colégio Estadual de Campo Mourão. A grade curricular conta com disciplinas como Estratégia de vendas e negociação, economia de mercado, informática, entre outras. Além do curso técnico em vendas, o Colégio Estadual possui o curso técnico em Administração, nas modalidades integrado e subsequente. Maiores informações no site: www.cpmestadualcm.seed.pr.gov.br/