C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Plantio direto de mandioca...

O texto abaixo foi produzido pelo aluno Gustavo Wenneck, do 3º A

A mandioca é uma cultura presente em grandes áreas no Estado do Paraná, segundo dados da Embrapa. O Estado é responsável por cerca de 64,5% da produção nacional. Essa cultura é destinada à produção de farinha de mandioca, fécula de mandioca, além de seu consumo em mesa.Segundo o Ministério da Agricultura, no ultimo ano foram plantados 170.716 ha, tornando-se cada vez mais comum e elevada sua produção. Em Campo Mourão, foram cultivados 14.000 ha na safra de 2011/2012, tendo produção média por ha de 18.135 kg, conforme dados da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento).

Entre as práticas que vem sendo adotadas na implantação dessa cultura está o plantio direto, que no caso de outras lavouras já vinha sendo utilizado há anos. Era comum, segundo relatos dos produtores, o plantio da raiz em terras que eram subsoladas e gradeadas. Dessa forma, a estrutura do solo ficava comprometida, provocando uma maior probabilidade de erosão do solo. Além disso, esse processo provoca uma maior degradação na matéria orgânica presente na terra, ou seja, as
desvantagens provocadas eram muitas, afetando de forma direta o desenvolvimento da planta. Com a ideia de plantio direto começou a se realizar o plantio da rama de mandioca, principalmente sobre a palha da aveia.


Entre as vantagens que esse modelo de plantio apresenta, está a diminuição na quantidade de ervas daninhas, a menor probabilidade de erosão do solo, uma maior quantidade de matéria na cobertura do solo, além de vários outros fatores que provocam um melhor desenvolvimento da planta.

CEEPA em Foz do Iguaçu



Aconteceu no início de Outubro o 1º Simpósio do Eixo Tecnológico Recursos Naturais: Gestão e Atualizações Pedagógicas. O evento reuniu colégios agrícolas de todo o Estado e também as casas familiares rurais - escolas nas quais os alunos ficam uma semana intensiva de estudos e duas semanas em casa. De Campo Mourão, foi um grupo de cinco pessoas, sendo duas pedagogas (Profª. Eva Aparecida Szczepanski, e Profª. Maria Aparecida Santos de Lima), um funcionário (Odenilson Rocha Soares), o coordenador de curso (Profº Sérgio Izelli) e a coordenadora de estágio (Profª. Silvana Valério).

Para a pedagoga Eva Aparecida Szczepanski, foram diversas as conferências e oficinas, que trouxeram importantes informações e troca de experiência entre os participantes. Segundo ela, o tema que mais lhe chamou a atenção foi a conferência sobre evasão dos alunos do Ensino Médio, ministrado por uma professora de Minas Gerais, com dois pós-doutoras na área.

CEEPA realiza plantio direto de mandioca




Pela primeira vez, o Colégio Agrícola de Campo Mourão realizou o plantio direto de mandioca. Segundo a diretora da UDP - Unidade Didático-produtiva, Adriana T. Fenerich, “a ação é inovadora, por se tratar de uma região em que o solo é argiloso”. A plantação abrange uma área de dois alqueires de terra, que estão sendo utilizados pela primeira vez para a cultura de mandioca como lavoura comercial.


Diversos produtores rurais da região ainda utilizam o plantio convencional de mandioca, processo no qual o solo é revolvido antes da colocação das manivas, ou ramas, como são popularmente conhecidas. Neste ano, graças ao trabalho interdisciplinar dos professores da área técnica, todos os estudantes do curso puderam acompanhar o processo, enriquecendo, assim, a sua experiência curricular.