C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

terça-feira, 26 de maio de 2015

TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE AGROQUÍMICOS


Atualmente, as informações são divulgadas em grande número e numa velocidade espantosa, onde o mais difícil é conseguir separar as necessárias para o que se deseja, internalizá-las e posteriormente transformá-la em conhecimento tácito. Nessa linha de pensamento o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de Campo Mourão vem buscando associar teoria ministrada em salas de aula - práticas em sua UDP (Unidade Didática Produtiva) e parceria com empresas voltadas a agropecuária.
Desse modo, no dia 21 de maio de 2015, foi ministrada na forma de oficina e rodada de discussões uma abordagem diferenciada sobre o tema “tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas” e que trata da aplicação de agrotóxicos utilizando conhecimentos científicos voltados a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo, na quantidade necessária, de forma econômica, com mínimo de contaminação de outras áreas.
     Matuo (1990) apud EMBRAPA (2003) pontua:
 Os agrotóxicos devem exercer a sua ação sobre um determinado organismo que se deseja controlar. Portanto, o alvo a ser atingido é esse organismo, seja ele uma planta daninha, um inseto, um fungo ou uma bactéria. Qualquer quantidade do produto químico que não atinja o alvo não terá qualquer eficácia e estará representando uma forma de perda. A fixação pouco exata do alvo eleva invariavelmente a perda de grande proporções, pois o produto é então aplicado sobre partes que não têm relação direta com o controle.

O evento teve a participação dos alunos do 3º período que observaram as mais avançadas técnicas sobre o tema e que são utilizadas pela Empresa Jacto. Na opinião dos mesmos, são as correlações necessárias para entendimento de teorias.

REFERÊNCIAS

Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – EMBRAPA - uva e vinho. Sistema de Produção, 3- ISSN 1678-8761. Versão Eletrônica
2003. Disponível em:
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pessego/PessegodeMesaRegiaoSerraGaucha/defensi.htm. Acesso em 22 de maio de 2015.

Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI...


Nenhum comentário:

Postar um comentário